Comparação das metafunções de Kress e Van Leeuwen( 2006) e Lim-Fei e Tan ( 2017)

 Olá, pessoal! Tudo bem? Sou Silveline Pereira e este foi um trabalho realizado na disciplina de Letramentos e Práticas Multimodais, do mestrado em Letras- UESPI  - este trabalho tem como objetivo realizar uma comparação das metafunções de Kress e Van Leeuwen ( 2006)  e Lim-Fei e Tan ( 2017).


A análise crítica de imagens e vídeos é uma área de estudo que busca compreender como os elementos visuais são usados ​​para comunicar significados e construir narrativas. Duas abordagens importantes nesse campo são as metafunções propostas por Kress e Van Leeuwen (2006) e a abordagem de Lim-Fei e Tan (2017). Enquanto Kress e Van Leeuwen enfatizam as metafunções representacionais, interpessoais, composicionais e ideacionais, ainda há a necessidade de explorar como Lim-Fei e Tan criaram para essa discussão. Neste texto, vamos analisar essas abordagens e discutir suas possíveis semelhanças e diferenças.

Kress e Van Leeuwen (2006) desenvolveram um modelo teórico que destaca quatro metafunções para analisar a comunicação visual. A metafunção representacional enfoca como os elementos visuais representam o mundo ou uma realidade específica. A metafunção interpessoal examina as relações sociais e o desejo entre emissor e receptor nas imagens. A metafunção composicional refere-se à organização espacial e temporal dos elementos visuais. Por fim, a metafunção ideacional explora a expressão de ideias e significados por meio dos elementos visuais.

Por outro lado, existem as contribuições de Lim-Fei e Tan (2017) pode oferecer uma perspectiva complementar ou inovadora sobre a análise crítica de imagens e vídeos. Esses autores fazem a distinção entre mensagem e forma e é uma consideração fundamental na análise visual e na teoria da comunicação. Ela se refere à separação entre o conteúdo ou significado da mensagem visual a maneira como esse conteúdo é expresso ou representado através da forma visual. A mensagem refere-se ao que está sendo comunicado pela imagem. É o conteúdo, a informação, a ideia ou o conceito que o autor ou criador da imagem deseja transmitir. A mensagem pode variar amplamente, dependendo do contexto e do objetivo da imagem. Pode envolver temas sociais, políticos, culturais, emocionais, entre outros. A forma, por outro lado, diz respeito aos elementos visuais utilizados para transmitir a mensagem. Isso inclui aspectos como cores, linhas, formas, texturas, proporções, composição, uso de espaço, entre outros. A forma visual é a maneira pela qual os elementos visuais são organizados e combinados para criar uma representação visual da mensagem.

A distinção entre mensagem e forma é importante porque reconhece que o conteúdo ou significado de uma imagem pode ser expresso de diferentes maneiras visuais. A forma visual é uma ferramenta utilizada para transmitir a mensagem de maneira eficaz e impactante. Ela desempenha um papel crucial na interpretação e compreensão da mensagem, influenciando a maneira como o espectador percebe e responde à imagem. Ao analisar uma imagem visualmente, é importante considerar tanto a mensagem quanto a forma. A mensagem nos permite compreender o conteúdo e a intenção por trás da imagem, enquanto a forma nos ajuda a identificar como essa mensagem é visualmente representada e comunicada. Essa distinção entre mensagem e forma pode fornecer insights valiosos ao analisar o discurso visual, permitindo uma compreensão mais aprofundada dos elementos visuais e dos significados subjacentes a uma imagem.

Além disso, existe também o envolvimento que é uma das metafunções propostas por Kress e Van Leeuwen em sua teoria do discurso visual. Essa metafunção se concentra na forma como os elementos visuais são usados ​​para envolver o espectador e criar uma conexão emocional ou afetiva. O envolvimento está relacionado à capacidade das imagens de despertar sentimentos, criar empatia e envolver emocionalmente o observador. Dentro dessa metafunção, são considerados elementos como expressões faciais, gestos, circunstanciados, proximidade, cores e outros recursos visuais que têm o potencial de evocar respostas emocionais. Os envolvimentos buscam entender como esses elementos visuais são usados ​​para criar uma conexão afetiva entre a imagem e o espectador. Por meio do envolvimento, as imagens podem transmitir emoções, estabelecer empatia, gerar identificação e envolver o observador de maneira mais profunda. Essa metafunção amplia o entendimento das estratégias visuais utilizadas para atrair atenção e estabelecer um vínculo emocional com o público.

Embora as metafunções propostas por Kress e Van Leeuwen tenham se estabelecido como uma abordagem significativa na análise crítica de imagens e vídeos, é importante reconhecer que o trabalho de Lim-Fei e Tan (2017) também pode contribuir para essa discussão. Dessa forma, podemos enriquecer nossa compreensão e prática do letramento crítico visual na análise de vídeos e imagens. 



Referências: 

LIM, F.V., & TAN, K.Y.S. (2017). Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. IN Seizov, O. & Wildfeuer, J. (EDS.),New Studies in Multimodality:

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, [1996], 2006. 

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