Análise - Propaganda de Cerveja
Olá, pessoal! Tudo bem? Sou Silveline Pereira e este foi um trabalho realizado na disciplina de Letramentos e Práticas Multimodais, do mestrado em Letras- UESPI feito em dupla, com minha colega de turma Maria Eduarda, blogger: https://multimodalidadenapratica.blogspot.com/
A abordagem multimodal de Lim-Fei e Tan (2017)
Em seu estudo, Lim-Fei e Tan (2017) buscam discutir uma possível abordagem para a análise multimodal e crítica de textos visuais. Para desenvolvê-la, os autores se basearam em trabalhos anteriores - tais como o de O’Toole (2010), Kress e van Leeuwen (2006) e Lim-Fei and O’Halloran (2012). A partir deles e da adaptação das metafunções propostas originalmente por Halliday (1994), Lim-Fei e Tan (2017) fornecem categorias chamadas de mensagem, audiência e forma, as quais permitem que “[...] professores e estudantes descrevam as escolhas realizadas em um texto multimodal” (LIM-FEI; TAN, 2017, p.1). A seguir, focarei na metafunção mensagem, a qual se relaciona com a retórica aristotélica.
Primeiramente, o propósito serve para que o aluno reconheça que “[...] textos visuais adequam-se ao interesse do produtor/organização: econômico, educacional ou entretenimento” (LIM-FEI; TAN, 2017, p.23). Desse modo, é possível inferir que tais composições podem ter como objetivo vender determinado produto, educar o leitor ou apenas diverti-lo. Os autores ressaltam que mais de um interesse pode está presente no texto, tornando-o “[...] mais atraente e memorável” (LIM-FEI; TAN, 2017, p.26).
Além disso, também é possível identificar as maneiras para apelar para o público. Para tanto, os autores propõem a subdivisão em poder, razão e logos. O poder (ethos) é relacionado à figura ou personagem que transmite credibilidade e confiança por meio de seu poder persuasivo. Refere-se à capacidade de uma autoridade respeitada e competente utilizar seu poder de maneira benéfica,a fim de que se alcance algum resultado. Em uma propaganda, por exemplo, serviria para vender algo, convencer de que certo produto está aprovado para consumo, entre outros. Nessas situações, o poder é percebido como uma ferramenta para alcançar resultados positivos e influenciar as pessoas.
Na razão (logos) “o modo de persuasão ocorre no nível racional” (LIM-FEI; TAN, 2017, p.24). É uma estratégia que se baseia em argumentos racionais, evidências e raciocínio lógico para convencer o público-alvo. Ao usar a razão (logos) um orador ou escritor apresenta fatos, estatísticas, exemplos, raciocínios dedutivos ou indutivos e outras formas de argumentação lógica para sustentar sua posição ou argumento. A ideia é fornecer informações sólidas e coerentes que levem o público a concordar ou apoiar a mensagem transmitida. Por fim, a emoção (pathos) é a maneira de “apelar para a emoção da audiência” (LIM-FEI; TAN, 2017, p.24). Em outras palavras, o produtor do texto visual utiliza recursos para causar sentimentos no leitor e consequentemente influenciá-lo a fazer algo.
Em seguida, Lim-Fei e Tan (2017, p.26) ressaltam que textos visuais “[...] podem conter significados literais e inferenciais”. Como sugerem os nomes, o literal expressa a mensagem de maneira direta enquanto o inferencial necessita de conhecimentos extras como referência. Por fim, dentro do campo da comunicação persuasiva, é crucial considerar o contexto em que a mensagem é transmitida. O contexto inclui elementos como o ambiente físico, o momento histórico, a forma como uma mensagem é moldada e adaptada ao contexto específico pode influenciar sua eficácia persuasiva.
A partir de tudo isso, analisamos a propaganda audiovisual da cerveja Devassa, a qual conta com a presença da cantora e atriz Sandy.
Analisando a metafunção ‘mensagem’ de uma propaganda audiovisual
Em 2011, a empresa de cervejas Devassa lançou uma propaganda que contava com uma participação especial da cantora e atriz Sandy. Nela, a famosa diverte-se bastante em uma festa à medida que mostra preferência pela bebida de tal marca. Com isso, nos questionamos quais significados podem ser produzidos através deste texto multimodal e aplicamos a metafunção ‘mensagem’ para compreendê-los.
A partir dela, analisamos que o propósito da propaganda é majoritariamente econômico. No primeiro print, Sandy mostra o nome da marca de cerveja logo no começo do vídeo, o que sugere que o objetivo da propaganda é convencer a audiência a comprá-la também. Porém, considerando que Lim-Fei e Tan (2017) ressaltam que podem existir mais de um propósito, também percebemos que o vídeo busca entreter aqueles que o assistem. Por exemplo, o segundo print, mostra Sandy se divertindo "devassadamente" e sem preocupações.
Fonte: Youtube imagens
O poder (pathos) é estabelecido pela presença de Sandy, figura querida em todo o Brasil. Ela que é uma atriz que possui imagem vista como alguém tímida e recatada consome a cerveja Devassa, então não há problemas no telespectador consumir também. Sobre a razão (logos) não possui, pois no vídeo não é possível identificar nenhum fato ou dado estatístico que mostre um histórico bem-sucedido.
Em relação a emoção (pathos), o vídeo mostra Sandy extremamente feliz e animada em uma situação social que não requer muita seriedade. De fato, como mostra a segunda imagem, ela até mesmo dança em cima do balcão. Sendo assim, o leitor pode desejar consumir a cerveja no intuito de sentir as mesmas sensações de alegria e liberdade expressas por Sandy.
Além disso, acreditamos que a propaganda é uma representação literal visto que expressa a mensagem de maneira direta. Ao consumir uma cerveja, pessoas mais jovens - representadas por Sandy - usualmente festejam de maneira muito animada, assim como ela. Porém, ainda assim é possível fazer inferências, tais como a ideia de que a razão por tal felicidade é a cerveja Devassa.
A propaganda foi publicada em 04 de março de 2011, pela empresa de cervejas Devassa e divulgada em comerciais na TV e redes sociais. A princípio gerou muita surpresa e foi recebido de forma humorística por se tratar de algo surpreendente não esperado pela Sandy, recebeu muitas críticas e comentários nas redes sociais. A exemplo temos um comentário de um telespectador que demonstrou sua surpresa e ironia por meio dos simbólicos “kkkk” através da seguinte frase: “Todo mundo tem um lado devassa, até a Sandy…. kkkkkkk”.
Comentários
Postar um comentário